domingo, 16 de fevereiro de 2014

VIGNA CARACALLA - TREPADEIRA CARACOL (PLANTIO E CUIDADOS)

                                        VIGNA CARACALLA

A Vigna Caracalla, Phaseolus Caracalla, Corkscrew Vine ou Snail Vine, é uma trepadeira tropical, rara e exótica com belíssimas flores exóticas e suavemente perfumadas.

Sendo vigorosa e de rápido crescimento, é perfeita para cobertura de caramanchões, arcos, cercas, árvores e outros suportes no jardim.

Pode ser cultivada em vasos com apoio para subir e formar uma bela escultura de jardim.
O seu nome Vigna é uma homenagem a Dominico Vigna um botânico italiano do século 17, e caracalla pela cidade de Caracas na Venezuela .

As suas flores são papilionáceas, sustentadas em cachos pendentes, em tons de lavanda amarelo creme, rosa, lilás e branco em formato extremamente exótico.

A pétala superior é ovalada e a inferior é fortemente curvada, como uma concha de caracol.

Dicas de Cultivo:

Solo: solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica.
Regas: Regulares mas sem encharcar.
Luz:. Sol ou sombra parcial.
Clima: sendo tropical aprecia o calor e a umidade. Não tolera o frio ou geadas. Em países de clima temperado deve ser protegida em interiores ou casas de vegetação no inverno. Mesmo assim, ela pode perder as folhas no período frio, mas volta a brotar na primavera.
Propagação: Multiplica-se por estaquia, ou por sementes, que necessitam quebra de dormência, através de lixamento da casca e imersão em água por dois a três dias.
Floração: A floração ocorre na Primavera, Verão e Outono. As flores produzem néctar abundante e atraem diversos pássaros, borboletas e abelhas.










SEMENTES DE VIGNA CARACALLA


 MUDAS FEITAS A PARTIR DE SEMENTES (COM 1 MÊS)

Nome Científico: Vigna caracalla
·         Nomes Populares: Caracala, Flor-concha, Trepadeira-caracala, Trepadeira-caracalla
·          Família: Fabaceae
·         Categoria: Trepadeiras
·         Clima: EquatorialSubtropicalTropical
·         Origem: América CentralAmérica do Norte, América do Sul
·         Altura: 4.7 a 6.0 metros (PODE CHEGAR Á MAIS DE 10 METROS)
·         Luminosidade: Sol Pleno
·         Ciclo de Vida: Perene

A caracalla é uma trepadeira perene, leguminosa, volúvel e tropical, com belíssimas flores exóticas e suavemente perfumadas, porém ainda pouco conhecida e difundida. O nome caracala significa que vem de Caracas, na Venezuela. Da mesma família  da ervilha, essa trepadeira de textura herbácea é capaz de crescer de 6 a 8 metros em condições ideais de cultivo. Suas folhas são trifoliadas, alternadas, longas, pecioladas, com folíolos ovalados, acuminados, glabros, de cor verde e com margens inteiras. A floração ocorre no primavera, verão e outono. As flores são papilionáceas, sustentadas em cachos pendentes. Eles variam do branco, verde ao amarelo com pétalas arroxeadas a róseas, em surpreendentes degradées. A pétala superior é ovalada e a inferior é fortemente curvada, como uma concha de caracol. As flores produzem néctar abundante e são atrativas para abelhas e colibris. Os frutos são vagens cilíndricas, alongadas e esverdeadas e comestíveis.
Vigorosa e de rápido crescimento, a caracalla é uma opção perfeita para cobrir caramanchões, pergolados , treliças, arcos, cercas, árvores e tantos outros suportes no jardim. Também pode ser plantada em vasos, desde que lhe seja oferecido suporte. Curiosidade: A caracalla era uma das plantas preferidas de Thomas Jefferson, ex-presidente dos Estados Unidos, que a cultivava no Palácio Monticello.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta tipicamente tropical, aprecia o calor e a umidade. Não tolera o frio excessivo ou geadas. Em países de clima temperado deve ser protegida em interiores ou casas de vegetação no inverno. Mesmo assim, ela pode perder as folhas no período frio, mas volta a brotar na primavera. Também pode ser cultivada sob meia-sombra, mas neste caso a floração é reduzida. Multiplica-se por estaquia, alporquia ou por sementes, que necessitam quebra de dormência, através de lixamento da casca e imersão em água por dois a três dias.



Como podar a (Vigna caracalla)

A caracala (Vigna caracalla), da família Fabaceae, é comumente chamada de vários nomes, incluindo flor-concha, trepadeira-caracala e trepadeira-caracol. Essa planta é nativa de regiões tropicais da América Central e América do Sul. É cultivada como uma planta anual em regiões frias e como uma perene em locais mais quentes. Essa videira de crescimento rápido atinge de 3 a 6 m de altura em uma estação e produz flores vistosas e cheirosas que atraem borboletas, abelhas e pássaros. Os cuidados da caracala incluem a poda.


Instruções
1  Corte as partes da caracalla que estiverem doentes, danificadas ou mortas sempre que necessário. Faça o corte em uma região saudável da planta em um ângulo de 45°.
2  Se estiver removendo partes doentes da videira, esterilize a tesoura de poda com álcool antes de usá-la novamente para não espalhar a doença. Descarte as partes removidas.
3 Para controlar seu tamanho e forma, pode a caracalla, conforme necessário, durante a estação de crescimento. Sempre que possível, deixe a videira com sua aparência natural.
4 Pode a videira até a base a cada dois ou três anos se ela estiver crescendo em árvores. Esse procedimento é necessário para que as árvores não sejam danificadas.
5 Apare a videira todo outono ou início de inverno em áreas de climas frios, que costumam matar a planta. Espere a videira murchar e morrer primeiro para então podá-la até sua base. Em muitos locais, a videira retornará na primavera quando o clima esquentar novamente.


GERMINAÇÃO 
Para facilitar a germinação existe um truque, tem que fazer um corte (com muito cuidado!!) bem perto da parte da semente onde a raiz sairá. Use um corta-unhas e somente corte uma lasquinha (perto de onde a semente foi anexada à vagem). Após disto coloque as sementes em água QUENTE(50º) e deixe as por 24hrs (água quente que esfriará naturalmente). Verifique se as sementes absorveram água (estarão de tamanho um pouquinho maior), se não deixe mais umas horas em molho, e depois plante em copinhos de plástico, usando substrato (ou terra muito leve se não tiver acesso a substrato), em um lugar com muita luz  mas sem sol direto. Molhe abundantemente sem encharcar e não deixe secar,
Uma vez que você verifique a brotação coloque os copinhos onde peguem algumas horas de sol por dia, para ir acostumando as plantas aos poucos ao sol pleno. 

CULTIVO

Uma vez estabelecidas as mudinhas crescem RAPIDAMENTE. Resistem ao calor e as baixas temperaturas desde que não sejam extremas.

Sendo uma TREPADEIRA, você deve providenciar suporte para seu crescimento. Pode ser podada. Deve ser protegida de geadas. Irrigação, normal.
Pode ser cultivada em vasos. Cultivar em sol pleno, ou sombra pacial.




MUDAS DE VIGNA CARACALLA (SOB ENCOMENDA)
PRODUZO MUDAS SOB ENCOMENDA.
TENHO SEMENTES PARA VENDA.
CONTATO:SCHWACKE@IG.COM.BR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário